Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Introdução

A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contracetivos. Esta definição é válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem <35 anos de idade (6 meses se ≥35 anos de idade), e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição (≥3, consecutivos).
SÁ, Rosália; SOUSA, Mário; BARROS, Alberto – Manual do casal infértil. Porto: Edições Afrontamento. 2006

Atualmente, a infertilidade é um problema que acomete cerca de 15% dos casais. Nestes, 30% dos casos são causados por problemas de infertilidade masculina e 20% pela infertilidade feminina, o que contradiz o pensamento e os padrões da  sociedade antiga, em que as mulheres eram sempre culpadas pelo facto de o casal não conseguir procriar. Existem inúmeras causas responsáveis pela infertilidade feminina como alterações nas trompas de Falópio, anomalias no útero e disfunções na ovulação. Existem também alguns fatores de risco que aumentam e potenciam problemas de infertilidade, tais como, o tabaco, as doenças sexualmente transmissíveis (DST's), o sedentarismo, o alcoolismo, o excesso de peso, a idade, entre outros.

Casal com bebé na cama
Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:
ANd9GcTZoWQoYV09qetC0HcrLd1IePk3G0O8f9HUj-gP0H_LkCPPzHeYdw
Os médicos recomendam que após um ano de tentativas para engravidar o casal deverá proceder a assistência médica de modo a descobrir quais as causas responsáveis pela infertilidade do casal. Os diagnósticos realizados para encontrar a causa específica da infertilidade feminina incluem a avaliação da ovulação, o estudo das trompas de Falópio, avaliação do estado uterino, exames de sangue (como no caso da endometriose) e de exames de imagem (por exemplo ressonância magnética). Os problemas que provocam infertilidade feminina, em geral, não são hereditários, mas existem algumas exceções como a endometriose, a síndrome dos ovários poliquísticos, a endometrite e a falência de oócitos prematura. Felizmente, devido a evoluções feitas nos campos da medicina, química e biologia, existem diversos tratamentos cada vez mais específicos para uma determinada doença, que apesar de ainda apresentarem alguns riscos, surgem como solução para suplantar o problema de infertilidade.

A privação do desejo de ter filhos devido à infertilidade de um dos membros do casal poderá fomentar consequências adversas a nível psicológico e social. No caso da mulher, a ansiedade poderá dominá-la neste momento tão sensível, o que, por sua vez, poderá dificultar todo o processo. É necessário ter sempre o máximo de calma possível e olhar para o objetivo de ser mãe de forma positiva, podendo ser ou não necessário acompanhamento psicológico. Com este blog, não ambicionamos apenas analisar cientificamente todas as doenças que causam a infertilidade feminina, temos também o objetivo de ajudar e esclarecer todas as mulheres que enfrentam qualquer um dos problemas que iremos tratar.

Agradecemos sempre a vossa opinião


Bibliografia SÁ, Rosália; SOUSA, Mário; BARROS, Alberto – Manual do casal infértil. Porto: Edições Afrontamento. 2006

1 comentário:

  1. Tioga Necklace | Tatani Style Jewelry Shoe
    Tipton® Stainless silicone dab rig with titanium nail Steel titanium pan Tipton® is crafted titanium quartz for your next jewelry experience and titanium guitar chords can be crafted with only the best in unique and titanium alloy luxurious products.

    ResponderEliminar