Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Síndrome do Ovário Poliquístico

Também conhecida por síndrome de Stein-Leventhal, esta síndrome corresponde a um distúrbio nas hormonas nas mulheres. A cada ciclo ovárico, um folículo amadurece libertando um oócito II que prossegue pela trompa de Falópio para ser ou não fecundado.
Quando uma mulher não completa o amadurecimento do folículo, vai acumulando quistos ováricos, que no geral não são malignos para a saúde da mulher, mas impedem a formação de outros oócitos maduros ou a não ovulação. A não ovulação pode provocar a falta de menstruação que tem como consequência a hiperplasia endometrial (excesso de endométrio) e complicações metabólicas.

Figura 1. Diferença entre um ovário normal e um ovário poliquistico
Fonte: http://drcarlosrey.blogspot.pt/2012/07/ovarios-policisticos.html

Etiologia

Isto tudo é causado pela existência de um desequilíbrio entre a hormona LH e FSH, podendo concluir-se que a a situação deve-se a uma disfunção do complexo hipotálamo-hipófise. A hormona GnRH produzida pelo hipotálamo tem impacto direto nas foliculostimulinas secretadas pela hipófise.  Porém, a acção de LH e FSH no corpo luteo e nas células da granulosa, respectivamente, regula a função dos ovários, sendo fundamentais ao amadurecimento dos folículos.
Na doença dos ovários poliquísticos, há um défice de FSH e uma estimulação excessiva dos ovários pela LH. A grande diferença de concentrações é o que atrofia os folículos e relaciona-se também com uma maior produção de GnRH no hipotálamo.



Sintomas
Os primeiros sintomas dão-se geralmente logo após a primeira menstruação. A menstruação não é regular, a mulher tem menos de oito ciclos menstruais por ano, amenorreia por quatro meses ou mais e períodos de menstruação intensa e prolongada.
O elevado nível de androgénios (hormonas masculinas) causa hiperandrogenismo e aumento de peso. É um distúrbio que consiste num desequilíbri entre as hormonas masculinas e femininas fazendo com que haja um aumento de pelos no rosto, nos seios e na região mediana do abdómen, acne e excesso de peso. Isto deve-se devido ás celulas da teca dos ovários poliquísticos produzirem testosterona em excesso em resposta à estimulação da produção de LH.



Implicações na Fertilidade

As mulheres com SOP não conseguem produzir folículos maduros com oócitos viáveis para serem expelidos devido ao aumento de  LH e FSH no sangue, em resultado da secreção anormal de LH, que tem efeitos ao nível da foliculógenese, conduzindo  a situações de não ovulação. Este défice deve-se a uma estimulação insuficiente das células foliculares pelo FSH e a uma grande estimulação pela insulina e pelo LH.

Dado isto, a mulher que não consegue completar o amadurecimento do folículo e vai acumulando folículos atrofiados no ovário, que se transformam em quistos, causando o espessamento da zona cortical do ovário. Apesar de inofensivos, os quistos não são viáveis, dando origem a uma situação de não ovulação. Sem ocorrer ovulação, o ciclo sexual não se completa, provocando amenorreia  e, hiperplasia endometrial assim como complicações metabólicas.

Estudos realizados demonstram que os ovários poliquísticos têm 2 a 6 vezes mais folículos primários e secundários do que os ovários saudáveis, o que poderá estar relacionado com os níveis de testosterona. Uma situação aguda e prolongada de hiperandrogenismo faz com que alguns dos androgénios se convertam em estrogénios. Com efeito, os valores destes últimos, cronicamente altos, podem aumentar o risco de cancro do endométrio. 

Diagnostico
Graças ao ultra-som, o diagnostico da doença foi facilitado. Antigamente era feita uma pneumopelvigrafia, em que se aplicava uma injecção de ar no abdómen para visualizar melhor os órgãos pélvicos e feita uma radiografia. Nos dias de hoje, consegue obter-se um diagnostico preciso com a sonda do ultra-som sobre a superfície externa do abdómen. Também pode ser diagnosticado num exame de toque realizado no exame ginecológico de rotina. O ovário tem mais ou menos 9cm³, o ovário Poliquistico chega a ter mais do dobro do volume, 20cm³.
Aparência de um ovário Poliquistico: coberto por uma capa branca semelhante ao que evolve o testículo com saliências na superfície formadas por quistos.




 Figura. Ultra-som sobre a superfície externa do abdómen
Fonte:  http://maiorsonhosermae-site.webnode.com.pt/ovarios-policisticos/

 Tratamento
Não cirurgico
A síndrome dos ovários poliquísticos é uma doença cronica, logo, não há cura para a síndrome, mas sim, para os sintomas através de medicamentos.
  • ·         Para regular o ciclo menstrual, melhorar os quadros de hirsutismo, e acne, podem ser usadas as pílulas anticoncepcionais que atuam reduzindo o crescimento dos pêlos.
  • ·         A metformina reduz os níveis de insulina e previne diabetes do tipo 2

Cirurgico

Se os medicamentos não resultarem e a mulher continuar sem conseguir engravidar, existe uma cirurgia chamada perfuração ovariana laparoscópica que é uma opção para algumas mulheres.
Nesta cirurgia, é feita uma pequena incisão no abdómen e inserido um tubo ligado a uma pequena câmara (laparoscópio). A câmara fornece ao cirurgião imagens detalhadas dos ovários e órgãos pélvicos. De seguida, o cirurgião insere instrumentos cirúrgicos através de incisões pequenas e utiliza energia elétrica ou a laser para queimar buracos em folículos sobre a superfície dos ovários. O objetivo é o de induzir a ovulação.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Amenorreia

http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/502675/hiperplasia+endometrial+o+que+e+quais+sao+as+causas+e+os+tipos+como+sao+feitos+o+diagnostico+e+o+tratamento.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário