Translate

domingo, 19 de outubro de 2014

Conclusão

Hoje em dia, mesmo com a crise, não são poucos os casais que desejam ter filhos. Quando um dos membros do casal tem o azar de ser infértil, poderão haver consequências a nível psicológico e social, o que muitas vezes leva á destruição da relação do casal.~

Neste blogue, tentamos dar um apoio às mulheres, evidenciando as causas que levam á infertilidade feminina, e possíveis tratamentos para os diversos problemas. São muitas as doenças que originam a infertilidade, contudo, tentámos destacar as que mais se revelam nas mulheres. Factores como o peso, álcool, drogas e má alimentação, também são factores que influenciam a fertilidade feminina.

Ao manter uma alimentação cuidada, uma vida saudável e ao consultar regularmente o medico ginecologista, a mulher previne-se dos problemas relacionados com fertilidade e através de consultas vai controlando qualquer problema que eventualmente possa surgir.

No nosso pais temos cerca de 10-15% das mulheres inférteis, e na maioria dos casos, a infertilidade poderia ter sido evitada através de exames e consultas regulares.

No caso da endometriose, por exemplo, a genética está relacionada com a doença. Caso alguma mulher da família tenha sido diagnosticada com esta doença, a probabilidade das mulheres nas próximas gerações desenvolverem a doença, é maior.

Nos dias de hoje, já existe um grande numero de procedimentos cirúrgicos e através de medicamentos para tratar ou acalmar as patologias, mas, caso nenhum resulte, existe a possibilidade da “barriga de aluguer”- que consiste num acordo (contrato de gestação) em que uma mulher aceita engravidar com o objectivo de dar a luz uma criança destinada a outros - ou há a possibilidade da adoção.

Com a evolução da tecnologia e também com a evolução cientifica-medica, foi possível no Japão, criar um útero artificial. “Nestes úteros, fetos de cabra foram ligados a cateteres através dos grandes vasos sanguíneos, no cordão umbilical. O aparelho fornece aos fetos sangue oxigenado enquanto permanecem suspensos em incubadoras que contêm liquido amniótico artificial, aquecido á temperatura do corpo”. (fonte: http://visoesatuaisdomundo.blogspot.pt/2013/11/cientistas-japoneses-criam-um-utero.html)

É claro que, como é tudo tão novo, existem diversas questões éticas no que diz que respeito a isto, fazendo com que até os próprios inventores sintam um certo receio do caminho por onde estão ir.


 Fig.1

Fig.2 




 Mais detalhes sobre o útero artificial em:

Sem comentários:

Enviar um comentário