Translate

domingo, 12 de outubro de 2014

Gravidez Ectópica

A gravidez ectópica é uma complicação da gravidez. O embrião implanta-se fora da cavidade uterina e raramente se pode continuar com a gravidez. Sem uma cirurgia para retirar o embrião, há um risco de hemorragia fatal para a mãe, podendo destruir várias estruturas maternas. 

Geralmente o embrião implanta-se nas trompas de falópio, chamada gravidez tubária mas também pode implantar-se na cavidade abdominal, nos ovários ou no cérvix.






Fig.1 Sistema Reprodutor Feminino
Fonte:  http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Gravidez_Ect%C3%B3pica





Etiologia


O motivo mais comum de uma gravidez ectópica é uma lesão nas trompas de falópio, que bloqueia ou estreita a passagem do óvulo fertilizado fazendo com que este se implante na parede das trompa.

As causas mais comuns para o bloqueamento ou estreitamento da passagem que provocam a gravidez ectópica são as seguintes:
  • Tabagismo e/ou alcoolismo
  • Doença inflamatória pélvica, que pode surgir da infecção por clamídia ou gonorreia
  • Inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, provenientes de uma condição médica ou cirurgia anterior
  • Gravidez ectópica anterior em uma trompa de Falópio
  • Dispositivo intra-uterino (DIU)
  • Tratamento para infertilidade
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Fatores hormonais
  • Anormalidades genéticas
  • Defeitos congénitos

Sintomas

Por vezes a gravidez ectópica pode não ser notada. Os primeiros sintomas da gravidez etopica são parecidos aos da chegada da menstruação ou aborto, como cólicas e pequenas hemorragias.

 No entanto, existem vários sinas que podem ajudar a identificar uma gravidez ectópica:
  •   Sangramento vaginal incomum. O sangue muitas vezes é diferente do da menstruação normal. Pode ser mais intenso ou menos intenso, e também mais escuro e mais aguado que o normal.
  •   Dores fortes e persistentes num dos lados do abdomen.

Se a gravidez ectópica não for logo diagnosticada e a trompa for dilatada pelo embrião até ao ponto de se romper, poderão aparecer os seguintes sintomas:


  • Dor súbita e forte que se vai espalhando pelo abdómen
  •  Transpiração, tonturas ou sensação de desmaio, diarreia ou sangue nas fezes
  •  Desmaio
  •  Dores no ombro. Estas dores poderão ocorrer se uma hemorragia interna estiver a irritar outros órgãos do corpo, como o diafragma



Implicações na Fertilidade


A hipóteses de voltar a engravidar se as trompas não tiverem sido afectadas pela gravidez ectópica, continuam iguais. Se uma das trompas se romper ou sofrer lesões grandes, a probabilidade de engravidar diminui, especialmente se a outra trompa estiver comprometida pela doença inflamatória pélvica ou pela endometriose. 

Cerca de 65% das mulheres engravidam outra vez até um ano e meio depois de uma gestação ectópica. Porem, se as trompas se tiverem rompido ou se estiverem danificadas, a fertilização in vitro (FIV) é a melhor opção.


Diagnóstico

A maioria das gravidezes ectópicas pode ser detectada através de um exame pélvico, ultra-sons e exames de sangue.
  • Um exame pélvico, pode detectar uma obstrução nas trompas de Falópio, um baixo alargamento do útero para uma gravidez, ou uma massa na região pélvica
  • O exame de Ultra-som intravaginal localiza a implantação, e os exames de sangue detetam o nível da hormona HCG. O resultado destes exames mostram se a mulher está grávida e se os níveis de HCG estão abaixo do normal, Caso estejam, é uma gravidez ectópica.
Muitas vezes o ultra-som não é conclusivo, logo, existem a possibilidade de ter de fezer outro passado alguns dias.  

A observação contínua da hormona HCG, ou seja, dois exames de sangue com intervalo de 48 horas, é uma boa indicação: se o nível da hormona não aumentar 66% em 48 horas, a possibilidade de ser uma gestação ectópica é de 85%. 

Se os exames não forem conclusivos mas o médico suspeitar de gravidez etopica, a mulher poderá ser submetida a um exame de Laparoscopia que consiste em, através de um pequeno corte, inserir uma pequena camara no abdómen para que se consigam observar as trompas de Falópio.



Tratamento


Na maioria dos casos, uma gravidez ectópica é tratada imediatamente para evitar hemorragias e uma ruptura dos tecidos. A forma de tratamento depende de quando é detectada a gravidez. Quando é detectada quando ainda não causa hemorragias, a paciente pode escolher entre o uso de medicamentos ou uma pequena cirurgia para interromper a gravidez.

Para uma gravidez ectópica em que o aborto está a ser feito sem qualquer intervenção, pode não ser preciso tratamento. O médico vai controlando os níveis de HCG no sangue para se certificar de que estão a baixar.

Se for feita cirurgia, pode ser necessário tomar o medicamento metotrexato depois.

Não cirúrgico

Medicamentos


O uso de Metotrexato:
  • Quando os níveis de HCG são baixos
  • Quando o embrião não tem atividade cardíaca

Se os níveis de HCG não baixarem ou o sangramento não parar após tomar metotrexato, a cirurgia poderá ter de ser o próximo passo.

 Cirúrgico


Se a gravidez ectópica estiver a causar graves sintomas, grandes sangramentos e altos níveis de HCG, é normalmente necessária a cirurgia.

Geralmente os medicamentos não funcionam nestes casos, pois já são demasiado avançados, e a ruptura de uma trompa torna-se mais provável ao longo do tempo. Sendo assim aconselhável fazer uma laparoscopia com urgência.

Em casos menos agressivos, o cirurgião pode remover a gravidez através da laparoscopia mantendo se possível, a trompa intacta.

A laparoscopia é mais vantajosa em relação à cirurgia abdominal, porque é uma operação mais rápida, com pouca perda de sangue e menor tempo de internação.
Se a trompa se tiver rompido, os médicos costumam recomendar a cirurgia abdominal, pois é o meio mais ágil de conter a perda de sangue. Em alguns casos uma transfusão de sangue pode ser necessária. 



Fig.2 Rompimento da Trompa
Fonte: http://mundomulheres.com/sinais-de-gravidez-ectopica/


O que determina se a trompa será totalmente retirada ou não, é a extensão da lesão, o estado da outra trompa e o desejo da mulher de engravidar novamente. 





Fig.3 Laparoscopia 
Fonte: http://www.infohoje.com.br/gravidez-ectopica-o-que-e-qual-tratamento.html




Netgrafia: 

Sem comentários:

Enviar um comentário